A banana é um produto nacional de ótima qualidade, mas está em crise

Nada pode ser igual a nossas deliciosas bananas brasileiras.

A fruta mais consumida no Brasil e de imensas contribuições para nossa saúde. Eu particularmente sou apaixonado pela banana prata.

Mas, como anda o business da banana?

 

Mantenho contatos frequentes com a Câmara Setorial da Banana da Abanorte, do norte de Minas Gerais, e recebo um relatório que constam muitos problemas, como uma visão de um ciclo de baixíssimos resultados previstos para os produtores de banana até 2020.

O especialista e coordenador da Câmara, Rodolfo Rebello, afirma que a nossa bananicultura está em crise. Os preços não remuneram a atividade, e a adoção da tecnologia, inclusive de irrigação, permitiu um crescimento da área de produção, abastecendo o mercado nacional.

Foto: Pixabay

A banana ficou de fato com a velha expressão popular “preço de banana”, o que quer dizer: baratíssimo ou não vale quase nada.

A Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) criou um foro denominado “cotação da banana“, que foi um passo importante na busca da organização dessa cadeia produtiva.

Porém, o analista concluiu que passamos a ter uma um aumento expressivo de bananas de ótima qualidade e, com a queda da economia, e, ao meu ver, uma desorganização do sistema de negócios do setor, os elos entre quem produz, intermedeia e vende aos supermercados até o consumidor final, sem considerar o gigantesco desperdício da fruta.

A desordem tomou conta e o resultado atual, segundo os produtores, coloca em risco a bananicultura, que atua agora num sistema onde todos perdem.

Então, o que fazer com esse exemplo de produto nacional de ótima qualidade e sabor?

Não haverá saída fora de uma organização clássica de agribusiness cujo fundamento foi, é e sempre será da necessidade de planejamento e de contratos entre a produção, a intermediação, o varejo e o consumidor.

Se a classe produtora não se reunir para resolver este problema, definitivamente o milagre não virá da cabeça saudosa da Carmen Miranda.

Leia mais:

4 respostas para “A banana é um produto nacional de ótima qualidade, mas está em crise”

  1. Ivanete disse:

    Retratou fielmente a realidade e a união e organização dos produtores é fundamental para uma saída deste complexo contexto vivido pela bananicultura.

  2. José Eduardo da Silva disse:

    A banana , continua na mesma situação somos escravos para produzir , nao tem preço, nao tem mercado justo, os consumidores pagam caras nas feiras e supermercados, atavessadores lucram hoje mais de 6 vez o preço da fruta da sua origem, supermercadso 8 a 12 vezes,Temos de tirar os atravessadores do negocio e negociar direto com os supermercados.criar agroindustrias, fabricas de ração etc.

  3. Orivaldo Dan disse:

    Sou produtor desde 1980,única organização é planejamento da área, orientação para não plantar se a oferta está compatível com o consumo!

  4. fabricio disse:

    boa tarde!
    gostei da sua colocaçao.
    sou do rio de janeiro, trabalho com vendas diretas para redes de grandes supermercados.
    se voces tiverem, como manter a nossa demanda com qualidade,pontualidade e preço. Posso criar esse acesso.
    se tiver intere-sse.
    meu zaap.22 97403-2176,
    me chamo Fabricio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *