Santiago do Norte, o novo município de MT que nasceu a partir do agro

Alguém poderia construir uma nova cidade, iniciar um movimento de progresso no norte de Mato Grosso e tocar isso adiante com as forças da Sociedade Civil Organizada?

Sim, isso é possível e aconteceu a 520 quilômetros de Cuiabá, no distrito de Paranatinga, onde está nascendo o município de Santiago do Norte, com 4,5 mil habitantes.

Em meio a crise econômica, brasileiros empreendedores e cooperativistas estão nesse criando um município novo, voltado a milhares de pequenos produtores que possam ter por lá dignidade e um ótimo futuro.

O produtor rural conhecido como Caçula está liderando as ações e quer privilegiar a agricultura familiar. Eles plantam por lá 10% da mandioca do estado de Mato Grosso e estão construindo uma fecularia, mas pretendem ainda implantar várias cadeias, como limão, leite, frutas e hortaliças.

Neste momento, estão abrindo uma cooperativa com pessoas contratadas. Caçula diz que Mato Grosso é uma benção, pois plantam 10 milhões de hectares e chegarão a 20 milhões nos próximos anos.

O grupo está em busca de convênios com parceiros, como a Empresa Mato Grossense De Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que tem como missão gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, com prioridade à agricultura familiar.

Santiago do Norte começou com dois irmãos, depois uma família e assim por diante, seguindo o modelo de nascimento de outras cidades como Sapezal, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

Jovens, é ótima a ideia de ir para fora do país, afinal precisamos  de uma formação global. No entanto, peço que prestem atenção, olhem para o Brasil que nós já temos, pois ele revela muitas coisas geniais e, dentre elas, esse exemplo concreto do produtor Caçula.

Nasce agora um novo município no Brasil a partir do agronegócio e vai virar uma agrossociedade; e tudo isso em meio à crise, com incertezas e indefinições.

Quem quer faz, realiza e supera todas as adversidades.

A sociedade civil organizada pode mais, muito mais! E irá governar o país, principalmente após a pororoca extremista dos partidos políticos e seus resultados nesta eleição.

Leia também: 

18 respostas para “Santiago do Norte, o novo município de MT que nasceu a partir do agro”

  1. Paulo c. Bremm disse:

    Gostaria de colocar minha empresa nessa cidade….artefatos de cimento.. blocos, pré laje, pisos, etc..

  2. Nilson Pereira da Silva disse:

    Pensa o quê Agricultura Familiar de sustentabilidade terá progresso no Brasil com certeza é necessário apoiar o produtor da pequena agricultura Pois é ele que coloca o alimento na mesa de todos os brasileiros alimento este fruto do suor do rosto de brasileiros e brasileiras que têm trabalhado fortemente Neste País para progredir promover sustentabilidade promover alegria paz e fortalecimento na família pois a base da família é o alimento é o alimento que nos une em torno de uma só mesa.

  3. Anderson de Almeida disse:

    Só tomar cuidado ao comprar terrenos lá, tem corretores de má fé dando calotes, eu comprei dois lotes lá e me arrependi porque tive que vender minha casa achando que seria um futuro promissor, só pesadelo até agora.

  4. CLODOMY disse:

    Boa noite!
    Anderson gostaria de saber mais do seu caso pois estou pensando em investir la. Poderia me passar o seu contato?
    Atenciosamente,

    Clodomy de Alencar

  5. Rose disse:

    Bom dia. Me chamo Rose e moro em Santiago do Norte, penso que seria prudente vc falar com alguém que é morardor de Santiago.

  6. Joaquim Alves disse:

    Gostaria de mudar pra Santiago do norte, gostaria de receber uma oferta de emprego, qualquer área…tenho vontade de trabalhar com máquina de colheita… tenho muito conhecimento com informática.
    Tenho muita experiência, facilidade em aprender…

  7. Randeson disse:

    Qual a realidade de Santiago?

  8. Elsi Mioranza disse:

    Olá estive em Santiago gostei muito tenho interesse em investir no comércio

  9. Irene disse:

    Gostaria de saber mais sobre o novo município tenho muito interesse em investir em gastronomia.

  10. Boa noite, tenho interesse em investir aí em Santiago do Norte mas quero mais informações pois moro em Toledo no Paraná e aqui é bem diferente daí, gostaria de saber como é o clima aí nas quatro estações qual a temperatura mais alta e a mais baixa o preço dos lotes e chacara, na minha família tem gente que trabalha com maquinarios colhedeiras e tratores, tem quem tem escritório de contabilidade outro trabalha com mármores e granito outro trabalha com plantio de rosas para buque e outras flores, estamos pensando seriamente de investir aí somos uma família grande, forneça para nós essas informações em especial a temperatura pois se formos plantar flores dependemos também dclima.

  11. Juliana disse:

    Recentemente abrimos uma loja em Santiago do Norte no Ramo de materiais de construção, estamos gostando muito de morar em Santiago, e acreditamos que Santiago do norte ainda será um grande município. Acreditamos em Santiago do norte.

  12. Gabriela disse:

    Boa tarde Maria, posso estar lhe apresentando Santiago do Norte e lhe passando mais informações,trabalho e resido em Santiago do Norte. Whats (66) 99721-4788 Gabriela (Administrativo)

  13. Quanto custa um hectare de terra nessa regiao

  14. Em gabriela boa noite, sou do parana, e queria saber de voce, voce sabe o valor das terras ai, fiquei intereçado, quanto custa um hectare,gosto muito desses lugares novos, quero sair da cidade, quero um pedaço de terra, plantar e criar pequenos animais, agradeço se voce me mandar informaçoes dai obrigado

  15. clesia disse:

    Bom dia!
    Sou moradora do estado do rio de janeiro e tenho um mercado. Tenho muito interesse em transferir meu mercado para ai. Aceito sugestão.

  16. Gabriela disse:

    Olá Sr. Antonio, me chame no whatsApp para conversarmos e lhe passar as informacoes que precisa 66 99721-4788

    Grupo Whatsapp para quem deseja investir e saber mais informações sobre Santiago do Norte – MT

    https://chat.whatsapp.com/FLJ5hm8s93YGK1vPhnXEKl

  17. Gabriela disse:

    Oi Clesia, ficarei muito feliz em lhe passar mais informações sobre Santiago do Norte, me chama no whats 66 99721-4788. Trbabalho e resido em Santiago do Norte MT

  18. Gabriela disse:

    Olá, para mais informações sobre Santiago do Norte. Vendas de lotes residenciais e comerciais e hectares de terras. Entrar em contato pelo Whatsapp 66 99721-4788 falar com Gabriela Administrativo/Comercial. Trabalho e resido em Santiago do Norte MT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *