Santiago do Norte rumo a uma agrossociedade

Ao registrarmos histórias reais como a de Santiago do Norte, cidade localizada no norte de Mato Grosso, ficamos muito entusiasmados, e tomados pelo que o genial autor Ariano Suassuna disse: “O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso”, diz.

Conheci uma pessoa. Seu apelido é Caçula, seu nome é Odir José Nicolodi. Natural de Ibirubá, Rio Grande do Sul. Quando perguntei qual seu posto, cargo, posição, ele respondeu: “Sou um colono com minha família ajudando a criar uma cidade e desenvolver a agricultura familiar”. Onde? “Santiago do Norte, em Mato Grosso”.

Caçula se orgulha de estar iniciando, ao lado de 3.000 habitantes, uma nova cidade. Uma agrossociedade nascendo a partir do agronegócio.

Para o Caçula, a agricultura familiar é sagrada. Leite, soja, milho… É um novo polo estratégico da logística do Brasil também. Acessar o Porto de São Luís, no Maranhão… a saída para o norte.

E algo muito inteligente desse pessoal:  já nascem com a busca de agregação de valor.

Bandeira do estado do Mato Grosso

Por exemplo, há uma agroindústria, a fecularia de mandioca, nobre produto que permite obter mais de 25 toneladas por hectare, que além da deliciosa mandioca, produz a farinha com a marca Santiago.

Exemplos como esse existem aos milhares, e aqui vai um pedido ao nosso Sr. Presidente que ama tuitar: um tuíte com esse exemplo do Caçula nas redes sociais, que bem isso nos faria, que autoestima isso nos daria.

Então, em Santiago do Norte, Mato Grosso, surge um novo agronegócio, gerando uma agrossociedade a partir de pessoas pioneiras e corajosas da sociedade civil organizada.

Sem coragem não existe início de conversa. Tudo sempre será difícil, mas se é a visão que oferece o olhar da criação, é a coragem que a transforma em realidade.

São 3.000 hoje, serão muito mais amanhã. Parabéns, Caçulas do Brasil.

 

Leia também:

9 respostas para “Santiago do Norte rumo a uma agrossociedade”

  1. Ednalva disse:

    Eu e meu marido fica.os muito entusiasmados com a jovem cidade. Estou desempregada, sem perspectivas e pensando em morar em Santiago do Norte. Somos três: eu, meu e meu filho de 14 anos. Como fazemos para notarmos aí? Precisamos de emprego, como conseguiremos? Pensamos ir no fim do ano, como faze-los? Quem procuramos? Quanto custa um lote? Tem emprego pra nós?

  2. Ednalva disse:

    Estamos pensando morar ai, tem emprego para meu marido e eu? Como faço pra chegar aí?

  3. Sebastião Sasso peres disse:

    Melhor acesso para Santiago do Norte é esteada de sorriso, só asfalto, é um lugar que está começando mas as oportunidades existem, os terrenos ainda não estão caros, muitas oportunidades, venham conhecer e investir aqui, vale a pena

  4. Edson Pedro de Lima e Silva disse:

    Vamos fazer Santiago do Norte uma grande cidade!
    Gostaria de ajudar!
    Sou formado na área de máquinas pesadas gostaria de trabalhar nessa área !
    Vejo um lugar perfeito para minha família

  5. Jéssica Almeida disse:

    Se der certo msm gostaria muito de morar aí é trabalhar
    Sou profissional de manejo de gado leiteiro é corte
    Doma Racional
    Vacinas bovinas etc…

  6. Jaete disse:

    Gostaria de morar aí qual valor do lote

  7. Gabriela disse:

    Me chamo Gabriela, falo da Caçula Empreendimentos Imobiliários de Santiago do Norte. Vamos conversar por WhatsApp para tirar suas dúvidas de forma mais prática
    WhatsApp: 66 99721-4788

  8. Wallace Emidio de Almeida disse:

    Qual o valor do lote aí em Santiago e o tamanho?

  9. nilton soares disse:

    Bom dia como faço quero compra um lote de esquina quero paga parcelado campinas sp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *