Parceria garante apoio para mestrados e doutorados em aviação agrícola no Sul

   O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) deve viabilizar, através de empresas associadas, a disposição de aviões e drones para pesquisas em aplicações sobre lavouras para mestrados e doutorados na Universidade de Cruz Alta (Unicruz), no Rio Grande do Sul. A medida é o ponto central da parceria firmada este mês entre as duas instituições. O acordo prevê também uma bolsa parcial aos pesquisadores e a troca de informações e publicações de artigos técnicos sobre aviação agrícola.

   A expectativa é de que as primeiras pesquisas sejam alinhavadas já nos próximos meses. Para isso, as empresas KNA e Nativa Aviação Agrícola, da cidade gaúcha de Santo Augusto, e SkyDrones/SkyAgri Tecnologia Aviônica, de Porto Alegre – ambas ligadas ao sindicato aeroagrícola – já se comprometeram a participar dos testes de campo com seus equipamentos. A parceria técnico-científica foi firmada no último dia 12, durante a 20ª Expodireto Cotrijal, na cidade de Não-Me-Toque, no Planalto Médio gaúcho. O Sindag foi representado pelo diretor-executivo Gabriel Colle e a Unicruz pelo coordenador do seu curso de Agronomia, José Luiz Tragnago, junto com o professor e coordenador da Área Experimental, Maurício Pasini.

Conforme o diretor-executivo Gabriel Colle, o Sindag deve firmar parcerias semelhantes com mais quatro universidades este ano no País, em moldes parecidos e com os mesmos objetivos. “Nosso Planejamento Estratégico prevê a formação de um Fundo de Pesquisas Científicas até 2022”, completa. Enquanto isso, o sindicato aeroagrícola participará da Acadêmica do Curso de Agronomia da Unicruz, marcada para maio, e a Unicruz já está incluída na programação do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil deste ano, promovido pelo Sindag de 30 de julho a 1º de agosto, em Sertãozinho, São Paulo.

 

A parceria técnico-científica foi assinada pelo diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, junto com os coordenadores da Unicruz José Luiz Tragnago (esq.), da Agronomia, e Maurício Pasini, da Área Experimental…

…e festejada junto com representantes das empresas KNA e Nativa Aviação Agrícola e SkyDrones/SkyAgri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *