Azeites do início da colheita: tempranos ou em rama

Em geral, temos uma série de denominações para os azeites do inicio da colheita. Eles são o que os espanhóis chamam de temprano (em uma tradução livre do inicio ou novo) , azeites em rama , azeites  sem filtrar , etc. Esses azeites tem algumas características  interessantes como por exemplo eles serem carregados de clorofila(são feitos de azeitonas verdes). Características de azeites muito encorpados ou como se diz popularmente fortes com aromas e sabores  marcantes , picores e amargores bem salientes.

Os elementos ou os seus compostos saudáveis estão no seu potencial máximo para cada variedade podem, em muitos casos, serem muito desequilibrados  com alguma de suas características ou elementos  mais salientes e marcantes que sobrepõe aos demais.  Para aqueles que não conhecem ou estão pouco acostumados com esse tipo de azeite o que mais chama a atenção  são os tons de cor verde muito bem determinados   que atrai o consumidor por essa característica  indutiva visual.

Elaborar um azeite de inicio de campanha trabalhando bem as características salientes é uma tarefa para especialistas no tema. Compor um azeite que seja bem equilibrado e que  se possa trazer todas as vantagens visuais e sensoriais   com esses predicados  e, ao mesmo tempo, seja bem aceito pelos consumidores demanda de um conhecimento profundo não só da estrutura de equilíbrio  que ele necessita apresentar, como também, fazer com que ele tenha um potencial agradável  ao paladar daquele que vai consumir.

A produção de azeites  de inicio de colheita em geral é reduzida  porque são produtos que  necessitam de mais azeitonas para elaborá-los . O rendimento é  muitas vezes menos que  50%  do que os azeites produzidos que não levam em conta essa característica ou esse processamento especial.  Dai o porquê de uma produção reduzida desse azeite e seu preço ser, normalmente, mais elevado que azeites elaborados de outra forma  levando em consideração o rendimento máximo de cada período de produção em função do processos de maturação da fruta.

Esses azeites também em função de sua não filtração tem um período de duração ou estabilidade reduzida pois contém em sua composição parte da polpa da própria azeitona  que acelerará o processo de oxidação do azeite e a consequente diminuição de sua integralidade.  Normalmente eles tem um tempo de integralidade de 3/6 meses . Isso vária de acordo com a variedade  do qual foi produzido o azeite. Elaborar um azeite com essas características que agrade a média dos consumidores não é uma tarefa fácil  e demanda conhecimento. Essa é uma atividade para especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *