Veja quais problemas devem ser resolvidos na infraestrutura brasileira

Foto: Antaq/divulgação

Desde a última segunda-feira, dia 1º, estamos analisando as prioridades de cinco segmentos fundamentais para o crescimento humano, social e econômico do país. Hoje o tema é infraestrutura. Confira cinco tópicos importantes a serem analisados pelo próximo governo:

  1. Força-tarefa para recuperação de estradas federais e reativação da malha ferroviária

Amigos, desde que eu me conheço por gente eu ouço falar dessa recuperação da malha ferroviária. Já houve várias tentativas de recapeamento de estradas, mas com materiais baratos e basta uma chuva e tudo vai embora. Eu, sinceramente, não acredito em uma moralização onde o dinheiro seja levado para onde precisa.

  1. Estudo de viabilidade para dobrar o aproveitamento do sistema hidroviário

Com isso, o Brasil resolveria boa parte do problema de infraestrutura. É necessária a construção do modal rodoviário e hidroviário para que nossas riquezas possam escoar com maior facilidade e menos custos.

  1. Investimento emergencial em saneamento básico

Muita gente pelo Brasil ainda vive sem água ou esgoto tratados. É uma questão de saúde pública que atinge, principalmente, as crianças com doenças que levam à mortalidade infantil. É uma questão urgente e o próximo presidente precisa agir para dar mais dignidade para essas pessoas que vivem em situações calamitosas.

  1. Nova política de energia que use menos queima de combustíveis com altos níveis de poluição  e mais fontes renováveis

O Brasil está repleto de fontes renováveis, como hidrelétricas ou eólicas. As termelétricas, que são usinas mais poluentes, existem até hoje e são utilizadas com frequência para suprir a carência energética do país.

Outro fator muito importante é a péssima qualidade dos nossos combustíveis, que prejudicam a saúde da população.

  1. Modernização do sistema de telecomunicações

O nosso sistema de telecomunicações carece de investimento. Abrimos as portas para a privatização, mas a qualidade ainda é muito ruim, sobretudo da banda larga.

É muito comum os demagogos falarem em investimento da iniciativa privada, mas isso é uma mentira. Empresas não investem em estruturas que não dão lucro e quem deve fazer isso é o governo.

Confira o comentário completo:

 

Veja os cinco desafios do próximo presidente na área da saúde

Veja os desafios do próximo presidente na área da educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *