Ibirapuitã e Rio Tinto em Vacaria

Ele sagrou-se Bocal de Bronze em 2003, ficando com o 11º lugar no Freio daquele ano. Foi finalista novamente em 2004 (23º), 2005 (6º), 2006 (4º) e 2007 (4º). Foram cinco anos consecutivos presente na finalíssima da mais disputada prova do cavalo crioulo, sendo que nas duas últimas participações ficou entre os quatro melhores.

No ano passado, seu filho Matreiro do Itapororó, por sinal muito parecido com o pai, inclusive na pelagem baia, sagrou-se o campeão da competição nas mãos de Zeca Macedo. 

E será o próprio Zeca que desta vez montará Ibirapuitã do Itapororó. Nas quatro últimas finais apresentado por Garibaldi Ferraz, o baio muda de ginete e tenta carimbar, neste fim de semana em Vacaria, o passaporte para sua sexta final do Freio de Ouro. Ibirapuitã venceu a credenciadora de Palmeira das Missões, com média final de 19,806.

Quem também troca de piloto para este ciclo é o Grande Campeão da Expointer em 2005, que repetiu o mesmo feito na FICCC de 2007, além de ter conseguido o 7º lugar no Freio de Ouro do mesmo ano de 2007, e a 6ª colocação em 2009. Viragro Rio Tinto, antes treinado por Jorge Rosas Demiate Júnior, agora está nas mãos de Daniel Teixeira. O zaino bragado venceu a credenciadora de Vacaria, com média de 20,215, e também corre por uma das vagas nesta semifinal nos Campos de Cima da Serra Gaúcha.

Os participantes da nona etapa classificatória ao Freio de Ouro 2010 abrem a disputa nesta sexta, logo após o jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Amanhã, trago mais notícias da etapa, direto de Vacaria…