Para pensar no fim de semana: 3 motivos para plantar sorgo!

Na vida, a gente não faz nada direito se não tiver um porquê. Os primeiros comentários feitos aqui no blog (aliás, obrigado, leitores, por todos eles!) reforçam que nosso objetivo está correto: falta informação!

O artigo de hoje é direcionado ao produtor que está em dúvida sobre se o sorgo é uma boa opção para sua lavoura.

Conversamos com o engenheiro agrônomo Winicius Menegaz, um entusiasta da cultura, que menciona três motivos pelos quais o produtor fará a escolha certa ao optar pelo plantio de sorgo.

Como de costume, reforçamos que é necessário sempre consultar um profissional antes de iniciar sua plantação, pois cada área necessita de cuidados específicos.

Os três motivos!

  1. Segurança

Um dos principais diferenciais do sorgo é a sua resistência ao estresse hídrico, ou seja, em climas mais secos, a planta sofre menos do que culturas similares, como por exemplo, o milho.  Esta característica pode representar riscos menores para o produtor, principalmente, quando analisado o próximo item: janela de plantio.

  1. Janela de plantio

Para o sorgo, o produtor pode entrar com a semente no solo até, aproximadamente, dia 10 de março, enquanto o milho não pode ultrapassar os dias 25 a 27 de fevereiro, devido ao seu ciclo mais longo. Analisar se existem áreas dentro de sua lavoura que não conseguirão ser plantadas dentro desta janela é uma forma de avaliar o sorgo como uma boa opção de fechamento de plantio.


Janela de plantio até 10 de março é um dos diferenciais da cultura

  1. Comercialização

Para quem vender a produção? Esta é uma pergunta recorrente e talvez um dos principais motivos que levava o produtor a não optar pelo sorgo. Afinal, porque plantar se não tenho para quem vender, não é mesmo? Hoje, entretanto, algumas empresas já começam a comercializar a venda de sementes atrelada a compra da produção. Ou seja, tudo o que você produzir em sua área terá garantia de compra pela empresa que lhe vendeu a semente.

Winicius alerta ainda para uma última questão. Se o produtor deseja obter produtividade em sua lavoura de sorgo, é preciso tratá-la com o mesmo profissionalismo e dedicação que já ocorre com o milho.

O engenheiro acredita que muito da resistência que existe ainda contra a cultura do sorgo provêm de que a atenção dada a ela é menor. Investimento em manejo pré-plantio, em adubação equilibrada e aplicações de fungicida e inseticida são vitais para obter rentabilidade e produtividade.

4 respostas para “Para pensar no fim de semana: 3 motivos para plantar sorgo!”

  1. amauri disse:

    informações valiosas. parabéns e continue por favor!
    planto sorgo.

    • felipebasso disse:

      Olá Amauri! Obrigado pelo comentário. E por favor, fique a vontade para sugerir temas que você tenha dúvidas ou que queira mais informações. Abraço

  2. gostei do site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito

    De uma olhada no meu site

    • felipebasso disse:

      Olá Mirela. Obrigado pelo elogio. Vou procurar seu site sim. Tenho caso de diabetes na família e poderá ser muito útil! Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *