14° Circuito Aprosoja começa na próxima semana e tributação do setor será o foco das discussões

A partir desta segunda-feira (22), os produtores rurais de Cláudia, Lucas do Rio Verde, Vera, Sorriso, Sinop, Tapurah e Nova Mutum, se preparam para receber o 14° Circuito Aprosoja. Nesta edição, a caravana irá iniciar os trabalhos pela região norte de Mato Grosso. Durante três meses, 24 municípios mato-grossenses serão visitados, com o encerramento no dia 10 de junho em Cuiabá.


Segunda Norte Show termina em Sinop e organizadores comemoram o sucesso

Os agricultores que passaram esta semana pelo parque de exposições da Acrinorte, em Sinop, encontraram boas oportunidades para adquirir os insumos para a próxima safra de soja. O cultivo da oleaginosa – carro chefe dos campos em Mato Grosso – começa a ser feito a partir da segunda quinzena de setembro. Em várias empresas que estiveram na feira, era possível encontrar atrativos para atrair a atenção dos produtores, como condições facilitadas de pagamento e descontos nos “pacotes” que geralmente já incluem sementes, fertilizantes e defensivos.


Ministra diz que novo Plano Safra pode “não ficar como o esperado”

Durante a visita a Sinop na tarde da última terça-feira (16), a ministra Tereza Cristina notou o como é grande a expectativa do setor produtivo da região norte de Mato Grosso com a sua gestão à frente da pasta. Centenas de agricultores e pecuaristas lotaram – literalmente – o tatersal de leilões da Acrinorte, onde acontece a segunda edição da Norte Show. Atento ao discurso, o público ouviu cada palavra dita pela ministra, que demonstrou claro alinhamento com as perspectivas do setor.


Sistemas integrados de produção podem alavancar em 10 vezes lucro bruto da fazenda, saiba como

Uma das grandes metas de quem produz é conseguir aumentar a renda de forma sustentável e com maior eficiência. Apostar na integração de culturas pode ser um excelente caminho para alcançar este objetivo. Atualmente, estima-se que em Mato Grosso existam cerca de 1,8 milhão de hectares com algum tipo de sistema integrado, que podem reunir na mesma área atividades agrícolas, pecuárias e florestais em rotação, consórcio ou sucessão.


Feirão de touros, palestras técnicas e muita carne: o dia da pecuária na Norte Show

Nesta terça-feira (16), a pecuária é o centro das atenções na Norte Show. O dia “dedicado a ela” começou com feirão de outros para melhoramento genético do rebanho. Durante toda a manhã e tarde, o curral onde estão os animais recebeu a visita de pecuaristas e representantes de fazendas da região, que aproveitam a feira para encontrar boas oportunidades para aprimorar a genética do plantel.



Presença da Ministra da Agricultura será destaque do segundo dia da Norte Show

Além dos mais de 160 estandes, quem visita a Norte Show também tem na lista de atrativos uma vasta programação de painéis e palestras, com especialistas de diversas áreas. Na terça-feira (16), os holofotes estarão voltados para a ministra de Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem presença confirmada segundo os organizadores. Tereza Cristina deve conhecer a estrutura da feira e falar aos produtores sobre as perspectivas do governo para o futuro do agronegócio no Brasil.


Segunda Norte Show começa com mais oportunidades de negócios e cobranças por melhorias logísticas em MT

É com a mesma força do campo que a Norte Show chega à edição 2019. Numa região em que o agronegócio avança mesmo diante dos conhecidos obstáculos logísticos, a feira consegue imprimir um crescimento impressionante no número de expositores já no seu segundo ano de história. Todos os 162 estandes foram negociados, o que representa um salto de 26% na comparação com o ano passado. Segundo os organizadores, pelo menos 810 marcas estão presentes na feira.


Parecis SuperAgro: Dúvidas sobre o futuro do crédito agrícola geram preocupação entre os produtores rurais

Quem visita o parque de exposições Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis, logo percebe que os expositores vieram dispostos a fazer negócios. De insumos à grandes máquinas agrícolas, são várias as revendas que prepararam condições especiais para conquistar o cliente e garantir a realização da venda. A estratégia é muito usada nas principais feiras agrícolas do país, mas ganhou uma relevância maior no fim deste primeiro semestre. O motivo? A cautela de muitos produtores diante das incertezas quanto ao futuro do crédito rural no Brasil.