Veja análise sobre a evolução do plantio da soja no Brasil, que alcançou 93,5%

O plantio da soja no Brasil atingiu 93,5% nesta última semana, que encerrou em 30 de novembro. O ritmo reflete 3,7% de avanço diante do período passado e continua acima da média dos últimos 5 anos de 88,2%. Em 2017, na mesma época do ano, o semeio estava alcançando os mesmos 88,2%. O atual ritmo é um recorde, mesmo acima de 2016, quando 89,7% havia sido plantado.

Os clientes da ARC dispersos pelo Brasil nos alertam que a intensidade das chuvas, principalmente no Centro-Oeste e Nordeste, está em níveis tão altos que jamais foram vistos em meses que antecedem dezembro. Os produtores estão receosos de que as chuvas que se adiantaram neste ano safra poderão ser reduzidas no começo de 2019. A grande questão para ser respondida nas próximas semanas é se esta primavera sul-americana tem sido apenas uma estação extremamente úmida, ou o verão, que se inicia em dezembro, será atípico e mais seco do que o normal?

 

Comentário Matheus Pereira: O medo é comum em anos em que o clima traz adversidades, principalmente no início de uma safra. Entretanto, não há muitas preocupações diante do clima para safra de verão brasileira. Os mapas climáticos devem ser atentamente monitorados para a safrinha, quando a efetivação de um El Niño poderá reduzir os totais de precipitações oferecidas para o Centro-Oeste em fevereiro, março e abril.

 

Saiba mais em: www.ARCMercosul.com