Lego passa a produzir brinquedos a partir de cana-de-açúcar

A Lego quer que sua produção seja totalmente sustentável até 2030. A empresa dinamarquesa, conhecida pelos brinquedos montados a partir de diversas peças de plástico, anunciou que os elementos botânicos, como folhas, arbustos e árvores, serão feitos de plástico vegetal proveniente de cana-de-açúcar brasileira e chegarão às prateleiras ainda neste ano.

“Queremos causar um impacto positivo no mundo que nos rodeia e estamos trabalhando muito para criar ótimos produtos para crianças usando materiais sustentáveis”, afirma o vice-presidente Responsabilidade Ambiental do grupo Lego, Tim Brooks.

As novas peças sustentáveis ​​são feitas de polietileno, que é um plástico macio, durável e flexível e, embora sejam feitas de cana, são tecnicamente idênticas às produzidas com plástico convencional. “Os elementos foram testados para garantir que o plástico à base de plantas atenda aos altos padrões de qualidade e segurança que o grupo tem e que consumidores esperam”, diz o comunicado.

Leia mais:

A Lego fez uma parceria com a World Wide Fund for Nature (WWF) para apoiar e criar demanda por plástico sustentável e se uniu à Aliança de Materiais de Base Bioplásticos (BFA), uma iniciativa da WWF, para garantir o abastecimento totalmente sustentável de matéria-prima para a indústria de bioplásticos. O material segue padrões globais de origem responsável.

“É essencial que as empresas de cada setor encontrem maneiras de fornecer seus materiais de produtos de forma responsável e ajudar a garantir um futuro onde as pessoas, a natureza e a economia prosperem”, disse Alix Grabowski, diretor de programas da WWF.

Causa importante

Milhares de animais marinhos morrem todos os anos devido à presença de plástico em seu habitat. Até 13 milhões de toneladas chegam aos oceanos anualmente, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Não é à toa que a instituição considerou o material como o grande desafio do meio ambiente no século 21.

Comovente: rebanho sedento forma ‘enxame’ ao ver água; confira o vídeo

Vegetais em formatos curiosos chamam a atenção na internet