Dois em um: galinha índio gigante bota um ovo dentro de outro

Segundo o diretor técnico da Associação Paulista de Avicultura (APA), José Roberto Bottura, esse fenômeno ocorre, principalmente, por estresse ou má alimentação do animal

Em uma propriedade rural de Cuiabá (MT), um fato curioso deixou a contadora e produtora rural Elinei Santiago intrigada em meados de agosto. Não bastasse sua galinha ter botado um ovo gigante, quando o quebrou, veio uma surpresa: além da gema, havia outro ovo dentro, completamente intacto. No início, ela imaginou que, ao quebrar um ovo tão grande, ele poderia possuir três gemas, mas a verdade é que um ovo foi gerado dentro do outro.

Além de ser um fato raro para a medicina veterinária, o animal é ainda um exemplar da raça índio gigante, linhagem nobre resultante de técnicas de melhoramento genético. Elinei afirma que, em sua propriedade, cria apenas aves da mesma espécie e que elas chegam a ter pouco mais de 1,2 metro de altura. Ela diz ainda que, mesmo com a considerável procura pelos ovos da espécie, a família não tem intenções de transformar a atividade em negócio.

 

A questão principal está em entender como um ovo pode nascer dentro de outro.

De modo geral, isso acontece porque o ovo já gerado pode retornar ao ovário antes de ser expelido. Assim, um novo ovo pode se formar em volta dele.

Segundo o diretor técnico da Associação Paulista de Avicultura (APA), José Roberto Bottura, esse fenômeno ocorre, principalmente, se a galinha passar por alguma situação estressante durante a formação do ovo.

Muitas vezes, qualquer acontecimento fora da rotina das aves pode causar esse episódio e, dessa forma, mesmo que o ovo já esteja pronto, pode voltar ao aparelho reprodutivo da galinha.  Outra causa comum para isso está relacionada a questões nutricionais. Se a alimentação não for adequada, o animal pode sofrer enfermidades, e isso pode afetar o ciclo de reprodução. Ele reforça ainda que qualquer raça de galinha está sujeita a apresentar essa peculiaridade.

Mariana Amaral, de São Paulo (SP)