Cidade brasileira produz o maior café coado do mundo; veja imagens

Você está entre os diversos apaixonados pelo café e só consegue iniciar o dia após uma boa dose da bebida? Agora imagine-se morando em uma cidade onde todos os anos é realizada a maior coagem de café do mundo.

É isso o que acontece em Brejetuba, município localizado no estado de Espírito Santo. Durante os três últimos dias de setembro a prefeitura realiza o Festival do Maior Café do Mundo, onde mais de 8 mil litros de café são preparados diante dos moradores e visitantes da cidade.

Mas engana-se quem pensa que esse processo pode ser simples como coar café em casa. Segundo os organizadores do evento, durante todo o decorrer do ano os cafeicultores da região que desejam ter seus preciosos grãos escolhidos para o festival passam por rigorosas avaliações e análises da qualidade, já que para o preparo da bebida é utilizado apenas cafés especiais.

Nesta 6° edição do evento foram usados em média 300 kg de café arábica, e um caminhão com água na temperatura de 93°C, o que segundo técnicos da região é a temperatura ideal para aproveitar melhor a bebida. Além disso, para todas as edições do festival é preparado um coador de pano com 2,5 metros de altura. No final, a bebida é servida direto da xícara gigante para os copos dos moradores.

Com tanta fartura assim, não é de se estranhar que a cidade é líder isolada no Rank Brasil com maior café coado. O primeiro título foi conquistado em 2010, com 5,6 mil litros de água e 332,475kg de café.

Em 13 de agosto, durante a GranExponES 2011, a cidade superou o próprio recorde produzindo mais de 8,2 mil litros de água e 580 kg de café torrado e moído. De acordo com o instituto de recordes berasileiros, Brejetuba ainda superou o recorde mundial, que era de Las Vegas, nos Estados Unidos, com 7.608,68 litros de café.

O Maior café coado foi feito conforme as diretrizes do Guinness World Records, para que a cidade também seja recordista mundial.