Décimo Mandamento da Produtividade

Décimo Mandamento da Produtividade – Estabelecerás relações pessoais e comerciais com parceiros comprometidos com a produtividade.

 

A agricultura seguramente é a atividade econômica mais complexa. Não controlamos o clima, o preço dos insumos e tampouco controlamos o preço do que vendemos. Como se não bastasse ela ainda é usada ideologicamente ou se constitui em moeda de barganhas comerciais no mercado internacional.

Por outro lado, as espécies que cultivamos possuem dezenas de milhares de genes interagindo entre si, com o ambiente e com o manejo. Imagine que cada gene é um botão de liga/desliga + volume, num painel de controle do tamanho de um armazém. Neste cenário, o que nos resta é controlar melhor os processos que mais interferem no desempenho da genética, das plantas, dos insumos empregados e dos equipamentos.

Diante de tanta complexidade, ninguém terá sucesso na agricultura do futuro optando pelo isolamento; ou se aliando às tradicionais gambiarras. Numa agricultura de margens apertadas, cada vez mais o controle dos processos e a escala, irão entregar a sustentabilidade econômica que tanto buscamos. Como fazer isso? Separei alguns conselhos para você:

  • Valorize sua equipe – treine, ensine, ouça, aprenda com eles e aposte numa comunicação clara e objetiva. Faça isso todos os anos e estabeleça metas gradativas. Construa um time de bons corações, de corações comprometidos, de profissionais que se desafiem e que busquem a produtividade;
  • Priorize – é muito comum que atividades afins, aquelas que não são a razão de existir de uma propriedade rural, passem a ditar horários e atividades em detrimento das atividades fins. Ex. horário do refeitório interferir no horário de plantio desperdiçando preciosas horas de plantio por dia;
  • Valorize seus fornecedores – não quero sugerir para você estender um tapete vermelho para todo aquele que te procurar oferecendo um produto ou tecnologia. Mas vejo muito produtor completamente fechado para o novo. Na agricultura, desconfiar é algo muito necessário, mas isso não pode te levar para a gambiarra ou para a marginalização tecnológica. Há excelentes fornecedores no mercado. Identifique e valorize aquele que estiver comprometido com os seus resultados;
  • Aprenda novamente – a complexidade da agricultura será amenizada com vigilância e isso depende muito de conhecimento e de informação. Nunca deixe de ouvir, de perguntar, de monitorar, mensurar, registrar… e, depois de tudo isso, procure bons fornecedores, bons consultores, bons colaboradores, assista boas palestras. Assim, eu tenho certeza que você irá controlar melhor os seus processos e fará a atividade agrícola ficar menos complexa e mais segura.

Por aqui acaba os 10 Mandamentos da Produtividade. No blog você encontra todos os outros nove.

Obrigada por acompanhar e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *