Nossa meta é colaborar com a melhoria da rentabilidade dos produtores

embrapa

É com grande satisfação que inauguramos hoje este espaço de comunicação com a cadeia produtiva da soja. Há cinco safras, estamos ao lado do Canal Rural, integrando o Projeto Soja Brasil. Essa parceria, que tem a coordenação técnica da Embrapa Soja, tem sido uma importante oportunidade de troca de experiências entre a pesquisa, assistência técnica, mídia e os agricultores.

Ao promover e facilitar o acesso aos resultados de pesquisa gerados, a parceria tem contribuído para que tecnologias e recomendações técnicas, frutos de trabalhos de pesquisa que vêm sendo conduzidos em todo o Brasil, cheguem com agilidade e rapidez ao campo.

Com o Blog da Embrapa Soja, queremos incrementar essa parceria e ficar ainda mais perto de toda cadeia produtiva. Neste espaço, teremos artigos elaborados por nossa equipe de pesquisa, reunindo informação qualificada e atual.

Nossa intenção é contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a cultura e suas interações no sistema produtivo. Além de debatermos assuntos técnicos e inovações da área, vamos apresentar diferentes temáticas que envolvem os diversos atores do agronegócio da soja.

Desde a nossa fundação, em 1975, procuramos trabalhar com tecnologias para superar os desafios que limitavam a produção de soja. O primeiro deles foi viabilizar a produção de soja em regiões de baixa latitude (regiões tropicais). Depois, vieram muitos outros, como o cancro da haste, doença que quase dizimou a produção brasileira nos anos 1980 e que foi superada com genética resistente e, mais recentemente, tivemos a ferrugem, a helicoverpa, entre tantos outros.

Em todos esses desafios, a Embrapa Soja procurou agir rapidamente e apresentar soluções sustentáveis, idôneas e livres de comprometimento econômico e financeiro. A cada safra, são atualizados os trabalhos de pesquisa e, com resultados em mãos, procura-se fazer a reorientação técnica. Esse é o diferencial do trabalho da Embrapa.

Essa seriedade e independência são o que garantem a credibilidade do trabalho e das pesquisas desenvolvidas e que sempre irão pautar nosso processo de inovação. Trabalhamos para que o agricultor possa produzir com rentabilidade, com o mínimo de agressão possível ao meio ambiente, minimizando seus riscos e dando condições para que sua atividade possa persistir produtiva e rentável por um longo tempo e com benefícios para toda a sociedade.

Estamos iniciando mais uma safra de soja e, por meio deste blog, reforçamos nosso compromisso em colaborar com a melhoria da rentabilidade dos produtores, com a adoção de boas práticas agrícolas, com a utilização de tecnologias cada vez mais sustentáveis para que os bons resultados sejam sempre constantes nas lavouras brasileiras.

Até a próxima!

José Renato Bouças Farias

Chefe-geral da Embrapa Soja