Angus e Dorper: carne de qualidade!

O Pecuári@ TV de hoje mostrou o sucesso de um trabalho de reprodução da raça Angus realizado pela equipe do Grupo VPJ.

Por meio da fertilização in vitro, as 30 melhores fêmeas do rebanho foram reproduzidas com sêmens de três touros genearcas da raça Angus: EXT, o Carbon Cop e o Rito. Mais de 80% do rebanho mundial da raça Angus descende desses touros. Animais com características diferenciadas, capazes de transmitir a principal característica buscada pela seleção: a qualidade da carne, com foco no marmoreio.

Produtos raros, de difícil acesso e uma tecnologia pouco utilizada em raças européias foram os diferenciais do projeto.

Se comparadas com as raças zebuínas, as européias registram menor índice de prenhezes na FIV. Enquanto nas zebuínas a média é de 10 prenhezes por trabalho de fertilização, nas européias a média é de duas a três prenhezes. É por isso 95% dos criadores da raça Angus investem na TE e apenas 5% apostam na FIV.

Mas esse índice não impediu o sucesso do trabalho. Segundo o gerente de pecuária do Grupo VPJ, Adriano Oliveira, “se não optassem pela FIV não teríamos nem doses suficientes para que fizéssemos a TE convencional”. Assim, eles utilizaram menos doses de sêmen, numa maior quantidade de vacas.

Depois do período de pesquisa e do processo de fertilização, a confirmação de 150 prenhezes comprovou o sucesso do projeto!

Dorper vai ser destaque no Pecuári@ TV! 

Em 10 anos, o Brasil alcançou o maior rebanho de Dorper PO no mundo. São quase 33 mil animais registrados na associação brasileira de ovinocultura e mais de 600 criadores espalhados por todos os estados do país. Só para você ter uma idéia, de 2004 a 2009, o crescimento do número de criadores foi de 880%.

E o mercado está em plena expansão, com espaço pra crescer ainda mais! 

Saiba mais sobre a raça que tem genética específica para a produção de carne e que vem conquistando apreciadores em todo o país!

É amanhã, às 20h45, no Canal Rural.