Fiscais declaram guerra a Blairo Maggi contra “terceirização”

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) quer a saída imediata do ministro, Blairo Maggi, e do secretário-executivo, Eumar Novacki, do Ministério da Agricultura. A entidade é contra a proposta de mudança no sistema de inspeção de produtos de origem animal e vegetal em estudo pela pasta. O argumento é que o novo modelo abre a possibilidade de terceirização do serviço sanitário brasileiro. Em protesto, a categoria pode entrar em greve a partir desta quarta-feira, dia 27, quando realiza assembleia em Brasília-DF.
O Mapa contratou uma consultoria externa para propor alterações na estrutura e na gestão da Secretaria de Defesa Agropecuária. Na sexta-feira passada, dia 22, o resultado preliminar foi apresentado aos fiscais e demais servidores da pasta. “Está muito claro que o objetivo dessa consultoria é justificar a terceirização da defesa agropecuária, mas o diagnóstico não aborda temas importantíssimos, como o fato de que vários países do mundo não permitem a fiscalização de produto de origem animal por profissional que não seja servidor oficial”, disse Maurício Porto, presidente do Anffa.
O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Eduardo Rangel, poupado da guerra declarada pela Anffa contra a alta cúpula da pasta, reiterou em entrevista ao Canal Rural que não existe a possibilidade de terceirizar a inspeção no país. “A chamada terceirização da fiscalização é impossível de ser feito. O Estado precisa estar dentro do modelo, isso acontece no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo. O que estamos propondo não é a terceirização em nenhuma hipótese. Tanto o auditor fiscal quanto as carreiras de Estado que hoje compõem a defesa agropecuária têm que continuar dentro do seio da instituição. A defesa agropecuária está engessada em modelos da década de 1970. Isso não é aceitável dentro desse processo. Separando o que é o poder relamente do Estado, e que ele tem que ficar atuando lá dentro, e o que pode ser transformado de maneira mais ágil para poder atender o agronegócio de maneira eficiente e a sociedade, é o que tem sido perseguido pela instituição por meio do valoroso trabalho de consultoria especializada no processo”.
O Anffa Sindical também pede a realização de concurso público para suprir a deficiência total de vagas de veterinários e agrônomos que atuam no serviço sanitário existente atualmente. Nesta terça-feira, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o edital de concurso público para a contratação de 300 médicos veterinários.

6 respostas para “Fiscais declaram guerra a Blairo Maggi contra “terceirização””

  1. Francisco Eraldo konkol disse:

    Acho que precisamos avançar e não retroceder, a terceirização é necessária em todas as áreas. A responsabilidade dos serviços temos vários órgãos para fiscalizar, inclusive o CRMV.

  2. Thadeu Barbosa disse:

    CRMV fiscaliza quem e o que???

  3. Fernando Pires disse:

    É preciso diferenciar Estado de governo. Enquanto o primeiro é a identidade e a instituição do país, o segundo é a administração temporária, que pode e deve propor mudanças. O problema é a maneira como está sendo feito isso, sem ouvir aqueles que ultrapassam governos e que mantem o país funcionando, e que são os que conhecem a fundo os problemas e propõem soluções, quase nunca ouvidos, os servidores públicos. Contratar uma “consultoria” velada e apressadamente para que? Terceirização não é sinônimo de modernização. É preciso encontrar o tamanho ideal para o Estado, nem máximo e nem mínimo.

  4. ALFREDO FERNANDEZ disse:

    mais um absurdo desse desgoverno . Querem vender os serviços de interesse a Saúde Pública. a TERCEIRIZAÇÃO É SINÔNIMO DE CORRUPÇÃO!! Já está evidenciado que as grandes empresaas metem o dedo mesmo nas decisões dos servidores e imagine se houver terceirização.

  5. ALFREDO FERNANDEZ disse:

    mais um absurdo desse desgoverno . Querem vender os serviços de interesse a Saúde Pública. está evidenciado que as grandes empresas metem o dedo mesmo nas decisões dos servidor, Imagina se for terceirizado

  6. canal disse:

    cada vez lia menor conteúdo que também limpar seus motivos, e isso também está acontecendo com isso n que estou lendo neste lugar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *