Presidente da Anater é exonerado

O Governo Federal exonerou, nesta quarta-feira, dia 13, o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Valmisoney Moreira Jardim. Ele estava no cargo desde 15 de dezembro de 2016. Durante a gestão dele, a Anater começou a operar contratos de gestão com empresas, associações e cooperativas em todo o Brasil. A estimativa é que pelo menos 100 mil famílias tenham sido atendidas e cerca de seis mil extensionistas rurais foram formados pelo órgão.

Em conversa com o Canal Rural, Valmisoney Moreira Jardim afirmou que as mudanças fazem parte de um processo natural com a troca de governo. “Fica a minha satisfação, na condição de extensionista que sou, ter tido a honra de colocar uma agência nacional como a Anater para de fato atuar a nível nacional. Pegamos o que era um sonho e o transformamos em realidade. Muito honrado em saber que liderei o processo de estruturação da Anater, certamente fiz isso com a contribuição de todos os funcionários da agência”, apontou.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deve escolher o substituto de Valmisoney Moreira Jardim nos próximos dias. “Até o final da semana talvez já estará sendo nomeado o novo presidente da Anater. A ministra está fechando o escolhido, o indicado dela, para que possa tomar posse”, afirmou o secretário-adjunto de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Ewerton Giovanni dos Santos. Uma fonte do setor afirmou que a expectativa é do anúncio de um nome técnico, pelas características do órgão, e que a troca já era prevista e estava programada desde a mudança do governo.

Valmisoney retornará para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG)  da qual é funcionário de carreira desde 1998. Ele é graduado em Direito, técnico em Agropecuária e especialista em Extensão Rural e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *