Acsurs representa a força da suinocultura gaúcha na Expointer 2018

Incentivar o consumo da carne suína, desmistificando preconceitos em relação à proteína, e valorizar o trabalho do suinocultor e da atividade suinícola, que é uma das mais importantes do Estado. Estes foram os principais objetivos da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS)  durante a maior feira a céu aberto da América Latina, realizada no período de 25 de agosto a 2 de setembro.

Ao longo da Expointer 2018, a entidade promoveu ações de degustação, participou ativamente da Vitrine da Carne Gaúcha e de debates relacionados ao setor. Em seu Centro de Eventos e Restaurante, recebeu produtores do RS e de outros Estados, autoridades e profissionais do setor. “A ACSURS, entidade que representa todos os suinocultores gaúchos – em torno de 8 mil – tem a satisfação de representar e defender esta importante classe de trabalhadores em todos os momentos. Ao encerrar mais uma Expointer, fica o sentimento de dever cumprido”, destaca o presidente da associação, Valdecir Luis Folador.

O dirigente ainda ressalta o prestígio da entidade junto às agroindústrias e cooperativas e às empresas do setor, que em 2018 engajaram-se amplamente na realização destas ações. “É o trabalho da entidade reconhecido não apenas pelos suinocultores, mas pelos demais elos da cadeia produtiva”, frisa Folador.

Ações de degustação

Durante oito dias da feira, a ACSURS realizou ações de degustação, duas vezes ao dia. Embutidos suínos e cortes em pequenas porções foram oferecidas aos visitantes da feira, que receberam informações sobre a proteína. Em torno de 100 quilos de carne suína foram servidos nas ações. Os produtos foram fornecidos pela Alibem, Dália Alimentos, Danieli, Granberg, Languiru e Majestade. As ações contaram com o apoio do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Vitrine da Carne Gaúcha

Tradicional atração do Pavilhão Internacional, a Vitrine da Carne Gaúcha apresentou a desossa de carcaças suínas e o preparo de receitas com a proteína diariamente, sempre no início da tarde.

A ACSURS levou ao espaço profissionais que interagiram com os consultores e com o público. A abertura foi feita pelo presidente da entidade e nos demais dias participaram a consultora Rejane Lorenzon, os médicos veterinários Luciano Amaral, André Buzato e Tiago Paranhos e o engenheiro agrícola Felipe Luckow. Os profissionais falaram sobre os benefícios da carne suína, o processo de produção, bem-estar dos animais, entre outros temas. Em torno de 100 pessoas prestigiraram diariamente a Vitrine da Carne Gaúcha, que está em sua 11ª edição e integra o programa Juntos Para Competir, parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS. A ACSURS contou com o apoio do Fundesa e da ABCS nesta ação.

Confraria

Pelo segundo ano consecutivo, a ACSURS levou ao seu Restaurante no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, durante a Expointer, o Confraria do Pedro Ernesto, transmitido ao vivo pela Rádio Gaúcha no Show dos Esportes. E o resultado não poderia ser outro: sinônimo de sucesso.

O evento reuniu em torno de 250 pessoas, que puderam saborear o prato principal da noite, a paella à base de carne suína. Para o preparo de cinco paellas, segundo conta a consultora gastronômica responsável pela receita, Rejane Lorenzon, foram utilizados 15 quilos de arroz, 12 quilos de legumes, banha e 40 quilos de carne e produtos suínos: linguiça toscana e calabresinha, picanha suína, filé com bacon e pernil suíno, coração. Todos os produtos de suínos foram oferecidos pela Dália Alimentos (Encantado/RS).

No cardápio da noite, também os queijos oferecidos pelo Laticínio Stefanello (Rodeio Bonito/RS), chope da Prost Bier (Estrela/RS), vinhos da Casa Perini (Farroupilha/RS) e pão de alho da Santa Massa.

Todas as fotos do evento podem ser conferidas clicando AQUI.

Agradecimento

A ACSURS agradece às empresas parceiras que apoiaram a entidade na realização do Confraria e das ações ao longo da Expointer 2018: Agroceres PIC, Bacsol, Condesp, Construrohr, Construschorr, Cooperalfa, DB Genética Suína, Mig-Plus, Minitube, Nutrifarma, Nutron/Cargill, Vetoquinol, Zoetis, Suinocultura Gobbi, Darós e Lodi Suinocultura, Agropecuária Zancanaro, Granja Birck, Granja Cerutti, Granja Fontana, Granja Johner, Granja Vier, CLS Granjas e Associação de Suinocultores de Três Passos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ACSURS.