Acsurs completa 46 anos de atuação junto ao suinocultor gaúcho

No dia 25 de novembro de 1972, um grupo de suinocultores e técnicos ligados à suinocultura reuniu-se no município de Estrela para fundar a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), entidade que assumiria a responsabilidade de zelar pelos interesses dos suinocultores de todo o estado e trabalhar a favor do melhoramento genético do rebanho gaúcho.

Para o secretário da Agricultura de Estrela (RS), José Adão Braun, a Acsurs é uma entidade que tem credibilidade, o que a habilita a continuar atuando em prol de um dos maiores e mais importantes setores da produção. “Quando recém fundada instalou-se em uma sala improvisada na sede da ABCS [Associação Brasileira dos Criadores de Suínos] e lá iniciou seus primeiros passos rumo a uma trajetória de grandes realizações a favor da suinocultura gaúcha”, relembra.

Na época, Braun era criador de suínos e participou da fundação da Acsurs. Cinco anos mais tarde, assumiu o primeiro mandato como presidente da entidade. “A Acsurs participou tanto de forma decisiva no melhoramento genético do rebanho como atua na defesa intransigente dos interesses dos suinocultores”, frisa o secretário.

De todos os suinocultores

Atualmente, a Acsurs é presidida pelo agropecuarista Valdecir Luis Folador, que está à frente da entidade desde o ano de 2005 e ao longo desse tempo trabalha liderando a associação com o objetivo de suprir as demandas dos suinocultores.

“A Acsurs articula, aliada também à ABCS, ações que visam auxiliar o produtor tanto dentro da granja – questões de bem-estar, por exemplo – quanto fora dela, como em relação à compra de milho, alíquota sobre o ICMS nas vendas interestaduais de suínos vivos, constituição e andamento de Cadecs [Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração], entre outras”, explica Folador. “Trabalhamos por todos os suinocultores gaúchos, sejam eles independentes ou integrados”.

Saiba mais
– A Acsurs foi fundada no dia 25 de novembro de 1972.
– A entidade é filiada à Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).
– Estima-se que no RS estejam em atividade em torno de 8.000 suinocultores.
– O RS é o terceiro maior produtor de carne suína do Brasil.
– O RS é o segundo maior exportador de carne suína do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Acsurs.